No dia mundial da Água, "EMEF João Antônio da Silva" realiza projeto sobre o tema

Projeto Água


Professor Benedito e seus alunos: CRIANÇAS PRECIOSAS

 Para conscientizar as crianças, a EMEF “João Antonio da Silva” mostrou aos alunos a importância da água, tanto para a vida animal como para a vegetal.

Como todos os anos as campanhas para preservação da água no planeta, acontecem principalmente nos meios de comunicações e não tendo como medir o resultado final desse trabalho. O Professor Benedito da Cunha Florêncio teve a iniciativa de mudar este trabalho com uma nova estratégia, por isso nomeou seus alunos da 4ª série como Fiscais da Água. Onde as crianças convidarão suas famílias para participar desta grande campanha.

Segundo o professor este projeto visa ajudar professores, pais e alunos no trabalho de conscientização em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma e sua importância para a vida e para a história dos povos.

O que se propõe no projeto é apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

O Projeto conta com alguns objetivos específicos, aqui estão alguns deles:

- Levar uma campanha “real” para todos os alunos e seus familiares, de forma simples, para que participem e percebam suas contribuições para o planeta Terra;

- Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água;

- Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;

 - Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;

O Projeto envolverá várias atividades no decorrer do ano letivo de 2011 como: Reuniões, gincanas entre alunos e familiares, roda de conversa com os alunos, filmes educativos, reciclagens, pesquisas em casa e em sala de aula sobre o tema, livros, mural de exposições, experiências, consumo pessoal da água, teatros, plantação de mudas, concursos, visita a Sabesp e viagens.

Neste mês de março as crianças estão trabalhando com diversos materiais trazidos para a escola pelas crianças, que serão analisados, aprofundando as discussões sobre a importância da água no nosso dia – a – dia: como questões de higiene, alimentação, nas plantações, etc. Em seguida as crianças irão trabalhar com figuras e produções de texto individuais e construirão um livrinho em sala de aula para ser comparado no final do projeto com às informações que elas possuíam e as que adquiriram no decorrer do Projeto, e os mesmos livros serão usados para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Campina

Postagens mais visitadas deste blog

Sozinho em Ilhabela

Mirantes Mirantes