Alunos da EMEF Francisco aprendem sobre Cadeia Alimentar

Blog do Juliano Camargo


Alunos da EMEF Francisco aprendem sobre Cadeia Alimentar


Nesta quinta-feira, dia 11 de abril os educandos do 4º, 5º, 6º ano e da 6ª série da EMEF Francisco José Gomes de Camargo do bairro do Barreiro, tiveram a oportunidade de ouvir o biólogo da Empresa Sguario Florestal S/A, Marcelo Tonini, que discorreu sobre o tema “Cadeia Alimentar”, assunto que despertou a curiosidade e o interesse dos estudantes.


Segundo Marcelo, este termo ecológico representa o vínculo existente entre um grupo de organismos presentes em um ecossistema, os quais são regulados pela relação predador-presa. É através da cadeia alimentar, que é possível a transferência de energia entre os seres vivos.

“A cadeia alimentar é de grande importância para todos os seres vivos, pois é através dela que sobreviverem. Sem esta todos os animais não sobreviveriam na natureza”. Como por exemplo: O lobo guará se alimenta de diversas frutas e animais como o coelho, a rã, o passarinho e o rato. O gavião se alimenta do passarinho e do canário. O canário se alimenta da joaninha. A joaninha se alimenta do mato. O Sapo e o rato se alimentam da minhoca. A minhoca e a formiga se alimentam da coruja e assim vai.

Para que os estudantes entendessem melhor este ciclo, foi feito uma divertida dinâmica onde foi usado como ferramenta um barbante para mostrar o ligamento de todos os seres vivos na cadeia alimentar, onde se um morrer todos morrem, pois um depende do outro para sobreviver.

Na oportunidade o biólogo mostrou as crianças uma cobra conhecida como “Come lesma” ou “Dormideira”. Marcelo explicou que se trata de uma cobra que não é venenosa e é extremamente inofensiva e calma.

A direção da Escola agradece mais uma vez a Sguario Madeiras e ao biólogo Marcelo Tonini por sempre contribuírem com o aprendizado dos nossos educandos.

fonte:

Robson Praxedes
Jornalista – MTB 068759/SP







Postagens mais visitadas deste blog

Sozinho em Ilhabela

Mirantes Mirantes