Alunos da EMEF Francisco fazem visita ao Museu do Futebol e Afro Brasil


Na última quinta-feira, dia 10 de outubro os alunos da 8ª série da EMEF Francisco José Gomes de Camargo do Bairro do Barreiro estiveram visitando na Capital Paulistana o Museu do Futebol e o Museu Afro Brasil.


 O Museu do Futebol que está localizado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho “Pacaembu” disponibiliza um grande acervo que tem como principal característica a imaterialidade, ou seja, baseia-se nas representações das memórias e dos acontecimentos que marcaram a história do futebol brasileiro. Os alunos puderam acompanhar esta história através de vídeos, fotos e experiências sensoriais.


No Museu Afro Brasil, as exposições mostram peças da cultura afro-brasileira. Entre elas estão esculturas, mosaicos, jóias, cerâmicas, afrescos, adornos, vestimentas e objetos do cotidiano dos afro-descendentes. Na visita os alunos puderam constatar que a visão que existe sobre os negros no Brasil é carregada de preconceito, estereótipos e um senso comum que gira em torno de aspectos negativos.

“Os alunos concluíram que precisam reduzir o discurso negativo da falta, da ausência, do empobrecimento para a descoberta de perspectivas afirmativas, que deem uma dimensão mais ampla e abrangente da real contribuição dos afrodescendentes na História do Brasil e do mundo”, destacou a coordenadora pedagógica Synara Schimidt.

A viagem teve como objetivo principal finalizar projetos desenvolvidos na Unidade Escolar pelos Professores Diclei de Carvalho e Fernando Schimidt. Os alunos e a direção da Escola agradecem ao Departamento de Educação pelo apoio para a realização desta viagem.







Robson Praxedes
Jornalista - MTB 068759/SP

Postagens mais visitadas deste blog

Sozinho em Ilhabela

Mirantes Mirantes