Alunos da EMEF Francisco José Gomes de Camargo na Pinacoteca


No último dia 09, os alunos da EMEF Francisco José Gomes de Camargo visitaram o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu e a Pinacoteca do Estado. O roteiro, que fez parte de um projeto desenvolvido pelas disciplinas de Geografia, Língua Portuguesa e Educação Física, teve o objetivo de proporcionar novas experiências culturais, além de diversão e a oportunidade de conhecer um pedacinho da Capital.19 alunos participaram do projeto.


Localizado no bairro de Higienópolis, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) foi inaugurado no dia 27 de abril de 1940 e até hoje é utilizado pelos principais clubes da capital paulista.

Seu nome é uma homenagem ao Paulo Machado de Carvalho (1901-1992), chefe da delegação da seleção brasileira nas copas de 58 e 62. O Pacaembu (como é conhecido por todos), hoje, tem capacidade para receber até 40 mil pessoas, em jogos oficiais

Recentemente, recebeu duas finais da Copa Libertadores da América: em 2011, entre as equipes de Santos e Peñarol (URU), e em 2012, entre Corinthians e Boca Juniors (ARG), ambos os jogos vencidos pelas equipes brasileiras.

Hoje, o estádio recebe jogos das equipes do Corinthians, Palmeiras e Santos, além da decisão da Copa São Paulo de Juniores. Porém ele é conhecido como a casa do Timão, pois a equipe é o time que mais jogou no Pacaembu, na história.

O Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008.



Sobre a Pinacoteca

A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, pertencente à Secretaria de Estado da Cultura. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da cidade.

Está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que sofreu uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no final da década de 1990.

A Pinacoteca realiza cerca de 30 exposições e recebe aproximadamente 500 mil visitantes a cada ano. O primeiro andar recebe as exposições temporárias e o segundo é dedicado a mostra de longa duração de nosso acervo. A área central abriga o Projeto Octógono Arte Contemporânea, e no térreo estão as áreas técnicas, o auditório e a cafeteria. Desde 2006 é administrada pela APAC – Associação Pinacoteca Arte e Cultura.

O foco principal de todo trabalho desenvolvido pela Pinacoteca do Estado de São Paulo é aprimorar a qualidade da experiência do público com as artes visuais por meio do estudo, salvaguarda e comunicação de seus acervos, edifícios e memórias; da consolidação e ampliação desses acervos; e do estímulo à produção artística.


No dia 29 de outubro a Pinacoteca completará 110 anos

































































Postagens mais visitadas deste blog

Sozinho em Ilhabela

Mirantes Mirantes