As belezas naturais do PETAR

PETAR. Algumas atrações visitadas no PETAR

Simplesmente fantástico. As matas e cavernas do PETAR são deslumbrantes. Iporanga, o Bairro da Serra etc. Paraísos e o mais legal: aqui do lado! Nova Campina e seus cânions ficam do lado das cavernas do PETAR. São menos de cem quilômetros. 
35.772,5 hectares abrangendo os municípios de Iporanga e Apiaí. Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade, reunindo uma das áreas de Mata Atlântica mais preservada do Brasil. PETAR, o lugar das cavernas: mais de 300 cavernas.
Mirante Boa Vista 
No Petar onde está reunido o maior número de espécies de fungos bioluminescentes de todo o mundo. Gerronema viridilucens, Mycena lucentipes, Mycena discobasis, Mycena singeri, Mycena luxaeterna, Mycena asterina, Mycena fera. A nossa região, sul de SP e Vale do Ribeira ficou marcada como início da descoberta de fungos luminosos no país, por meio de seres vivos presentes numa jabuticabeira, reconhecidos como Eugenia fluminensis. (Fonte: http://www.petaronline.com.br/blog/ )

Caverna Casa de Pedra
Alguns fatos sobre a Casa de Pedra:
*Fragmentos do diário de viagem de Martim Francisco Ribeiro de Andrada, escrito em 1805, descrevem a sua passagem pela Casa de Pedra (então Lapa de Santo Antônio);
* 1962: Pedro Comério, M. Le Bret e outros reencontram a caverna;
*Ainda em 1962, Le Bret e P. Slavec realizam a primeira topografia da caverna;
*1964: é realizado o primeiro Congresso Nacional (Brasileiro) de Espeleologia na boca da caverna;
*No início dos anos de 1980 o Parque foi efetivamente implantado e começou a receber uma visitação mais regular, com aumento significativo a partir da segunda metade dos anos 1990. A cavidade se localiza no Núcleo Caboclos, ainda com pouca visitação
*Nos anos 1990 o GPME e UPE realizam novo mapeamento da cavidade, realizando escalada e descoberta de galerias superiores no pórtico principal;
*Acidente fatal em 2003 devido a inundação repentina da galeria do rio, o que motivou o fechamento da cavidade até a realização de estudos de riscos e seu plano de manejo. 
(Fonte: Fundação Florestal.SP)

Caverna Morro Preto
Um espetáculo de caverna , com uma entrada sensacional. A Caverna Morro Preto impressona.

Alunos visitando a Morro Preto

Caverna Santana 
É a segunda maior caverna do Estado de São Paulo. São 800m de salões diversos, grande  diversidade de formações rochosas. Um show de estalactites,estalagmites, chãos de estrelas e cortinas.
A Caverna Santana é sem dúvidas,  uma das mais belas do PETAR.



Cachoeira Andorinhas




CONtinua ...


Postagens mais visitadas deste blog

Sozinho em Ilhabela

Mirantes Mirantes